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Aquecimento do mercado de usados traz novas oportunidades para autopeças

Aquecimento do mercado de usados traz novas oportunidades para autopeças

 

O varejo de veículos seminovos e usados registrou, em maio, uma leve retomada no País. Segundo levantamento da Auto Avaliar, as primeiras três semanas do mês tiveram crescimento médio de 10% nas vendas. Com as mudanças no comportamento do consumidor em relação ao carro próprio, o mercado de usados deve aquecer nos próximos meses. E isso vai gerar oportunidades para a sua autopeças. Quer entender como? 

 

Maior oferta dos usados

 

A princípio, vimos uma queda gigantesca nas vendas, por conta da crise financeira provocada pela pandemia do coronavírus. Soma-se a isso o fato de que muitas pessoas precisaram se desfazer de seus carros e, também, que as locadoras de veículos sofreram fortes impactos, a ponto de não terem onde armazenar a frota parada. 

Chegamos, então, a um cenário de transformação: com maior oferta na praça, inclusive, dos milhares de carros das locadoras, que precisarão ser vendidos para gerar receita para as empresas. Os resultados são preços mais baixos e atrativos para o cliente final e boa movimentação no setor de autopeças, em médio e longo prazos, para a manutenção desses veículos.

 

Novos cada vez mais caros 

 

Frente à desvalorização do real em relação ao dólar e com a queda nas vendas, as montadoras se viram obrigadas a subir os preços dos carros novos. Isso gera uma distância ainda maior entre novos e usados, contribuindo para uma grande procura pelos usados, que passam a ser uma opção muito mais interessante.

 

Como preparar minha autopeças para essas novas oportunidades?

 

As oportunidades do mercado estão aí, mas você está preparado para receber este novo consumidor e, mais do que isso, fazer a melhor gestão da sua autopeças? Preparamos algumas dicas do que não pode faltar para a estratégia de vendas da sua autopeças. Confira!

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  • Tenha uma loja virtual da sua autopeças

 

Seu cliente é outro, muito mais conectado e exigente. Sua autopeças também precisa estar pronta para atendê-lo no ambiente online. O estudo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), apontou que a crise do coronavírus fez com que a transformação digital do varejo se tornasse prioridade para manter os negócios em operação.

Segundo a pesquisa, 52% dos entrevistados compraram mais em sites e aplicativos durante a quarentena e 70% pretendem continuar comprando mais online do que faziam antes da Covid-19.

Além de oferecer o que o seu cliente realmente precisa neste momento, abrir uma loja virtual é uma excelente estratégia de vendas para aumentar o faturamento da sua autopeças. Porém, é algo que vai além de lançar um e-commerce de autopeças. Trata-se de uma iniciativa que demanda planejamento e análise de mercado. 

O ponto de partida é um olhar profundo sobre o seu próprio negócio. Parece simples, mas nem todas as empresas conseguem responder questões bastante objetivas, como: qual o produto carro-chefe? Qual tem maior procura? Qual é o perfil do meu cliente? Quais os meus diferenciais, em preço e atendimento? 

O próximo passo é estudar a concorrência e cruzar essas informações para extrair as melhores oportunidades para a sua autopeças. O que os demais players têm feito de bom e onde estão os gaps que você pode suprir com a sua oferta? 

Também será necessário pensar em textos explicativos para os seus produtos e imagens atrativas, para garantir uma boa experiência ao consumidor no seu ambiente online.

 

 

  • Controle o fluxo de caixa da sua autopeças

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes quando se fala em sucesso de gestão de autopeças. Aprender a ter controle sobre este quesito é um dos fatores fundamentais para garantir o faturamento da sua empresa. 

Um bom fluxo de caixa registra todas as entradas e saídas de dinheiro da sua autopeças, assegurando todas as movimentações financeiras da empresa. Porém, para isso acontecer de maneira assertiva, é necessário comprometimento, por parte do empreendedor, em registrar todas as informações referentes às receitas e gastos da sua autopeças. Abaixo, algumas dessas atribuições, que podem ser feitas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, de acordo com a necessidade:

  • Deve-se fazer o registro de todos os recebimentos da empresa, incluindo as vendas à vista ou a prazo, entre outras;
  • Todos os pagamentos da empresa, seguindo os mesmos critérios acima; 
  • Deve-se fazer previsões dos próximos pagamentos e recebimentos.

O seu objetivo é prático, porém, com resultados significativos para a saúde financeira da sua autopeças: fazer a apuração e a projeção do saldo disponível no caixa para que, independentemente do momento que um empreendimento esteja passando, sempre tenha capital de giro disponível – o que nos leva à nossa última dica! 

 

 

  • Entenda a importância do capital de giro para a sua autopeças

O capital de giro é uma arma poderosa para a sobrevivência de qualquer negócio e, principalmente, diante de uma crise financeira, como a que estamos enfrentando, ele se torna uma das principais alternativas para você manter o faturamento da sua autopeças

O controle de capital de giro significa fazer a gestão da sua autopeças de maneira inteligente. Ele consolida todo o valor necessário para que uma empresa possa se sustentar. Não é uma tarefa simples, porém essencial para ter uma autopeças de sucesso. Além do controle do fluxo de caixa, como mostramos acima, é necessário adotar algumas outras medidas. Confira:

 

  • Registre todas as contas a pagar e receber: isso é fundamental para identificar todos os compromissos de uma empresa. Só assim será possível se programar para lidar com momentos de crise!
  • Mapeie as suas despesas: para o controle de capital de giro é indispensável identificar todas as despesas da sua autopeças. Devem-se mapear todos os custos, fixos ou variáveis. Dessa forma será possível reduzir alguns deles de maneira estratégica, sempre que necessário, para gerar alívio nas finanças. 

 

Está pronto para colocar todas as dicas em prática e aproveitar novas oportunidades para a sua autopeças? 

 

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E pra quem quer ficar ainda mais por dentro das novidades e movimentações do setor, no próximo dia 02 de julho acontece o webinar “Inova Day Autopeças – Unidades Embrapii: Soluções para as Principais dores do Setor Investindo 1/2 do Projeto”, organização do Sindipeças e Abipeças. As inscrições podem ser feitas aqui!