Blog

Vendas de usados e seminovos cresce no mês de junho

As vendas de usados e seminovos aumentaram consideravelmente desde o início da pandemia, porém, o número cresceu ainda mais durante o mês de junho, que, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), chegou a 993,2 mil unidades de automóveis vendidos, 1,7% a mais que no mês anterior.

 

Causas do aumento nas vendas de usados e seminovos

 

Comparando os dados de junho de 2021 ao mesmo período no ano passado, o crescimento nas vendas de usados e seminovos aumentou quase 80% entre carros, motos e caminhões, sendo que este último teve a proporção de 3,3 usados vendidos a cada veículo zero-quilômetro durante o sexto mês.

 

Fatores como o aumento nos preços de carros novos, a crise econômica e a paralisação das montadoras influenciaram diretamente no aumento das vendas de usados e seminovos, sendo que a preferência pelo carro particular como forma de mobilidade urbana também aumentou. Apenas no mês de junho, foram vendidos 6,3 carros usados a cada carro zero-quilômetro no Brasil.

 

Impactos do aumento nas vendas de usados e seminovos

 

No Estado de São Paulo, em especial, a alta no segmento de veículos de segunda mão trouxe alguns efeitos negativos, como o aumento de 207% no Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que ocorreu em janeiro deste ano. Entretanto, apesar da queda momentânea de 6% nas vendas de usados e seminovos ocorrida em fevereiro, a indústria se recuperou rapidamente.

 

Os modelos mais buscados são os que mais sofreram reajustes, como o Chevrolet Onix, o Ford Ka e o Toyota Corolla. Porém, é previsto que os preços de veículos usados e seminovos caiam gradualmente conforme os problemas de escassez de componentes sejam resolvidos e as montadoras voltem a funcionar regularmente.

 

O aumento nas vendas de usados e seminovos pela internet

 

Segundo o portal de classificados OLX Brasil, as negociações online também aumentaram muito, afinal, o isolamento social foi responsável pelo crescimento das transações virtuais em quase todos os setores. No caso das vendas de usados e seminovos, empresas responsáveis pelas negociações online registraram um crescimento de até 33%, comparado ao mesmo período no ano passado.

 

Impactos nas autopeças

 

Segundo o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), com o aumento nas vendas de usados e seminovos, a demanda por peças de reposição também cresceu consideravelmente, favorecendo o mercado de autopeças mesmo em um momento de crise econômica.

 

A substituição de autopeças por precaução ao comprar um veículo usado ou seminovo é muito comum, afinal, peças que já foram muito gastas podem afetar o funcionamento do automóvel. Além disso, podem ocorrer as trocas de algumas peças por fatores puramente estéticos, para deixar o veículo com a cara do novo proprietário.

 

Precisando de peças de reposição? Confira nossos produtos de altíssima qualidade!