Blog

Mercado de carros usados cresce devido à falta de peças para a produção de novos

A indústria automotiva foi uma das mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus, que começou em março de 2020 e segue até o momento. Além de apresentar uma queda considerável nas vendas de carros novos durante o período, as montadoras ainda precisam lidar com a falta de peças para a produção dos novos modelos. Porém, a recuperação do setor parece vir das vendas de carros usados.

Com a alta demanda por eletrônicos durante o isolamento social, as montadoras de automóveis foram vítimas de atrasos no recebimento de peças essenciais para fabricação, como acessórios de segurança, desempenho e multimídia, deixando os consumidores na fila por até 120 dias para receber um veículo zero quilômetro.

Com isso, o mercado de carros usados apresentou um crescimento razoável no primeiro trimestre do ano. Segundo a Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave), foram registradas 3,5 milhões de compras de carros usados, ou seja, 14,89% a mais que os 3,1 milhões vendidos no mesmo período em 2020. 

 

Causas do crescimento nas vendas de carros usados

A urgência pela compra de um veículo se deve, em partes, pelas regras do isolamento social. As restrições de circulação dos transportes públicos impostas pelo lockdown e os riscos de contágio, devido à aglomeração nestes meios de transporte, foram responsáveis pela necessidade de obter um automóvel particular, mesmo que o condutor precise investir em carros usados.

É comum que pessoas que passaram a dirigir um carro próprio por estas razões não sejam entusiastas do mercado automotivo, portanto, não vêem a necessidade de esperar quase três meses para obter um carro zero quilômetro. Mesmo que carros usados muitas vezes demandem trocas de peças, o custo ainda é menor que o de um carro novo, especialmente com as dificuldades econômicas.

Outros fatores que contribuem são a alta taxa de desemprego que assolou grande parte dos brasileiros devido à crise, e a desvalorização cambial, que causou um aumento considerável nos preços dos veículos novos em 2021. Muitos consumidores que tinham intenção de comprar um carro zero quilômetro tiveram que optar pela compra de carros usados, mesmo que temporariamente.

 

Condição atual do mercado automotivo

Com a baixa produção de carros novos, as concessionárias também enfrentam uma crise de abastecimento desde novembro de 2020, chegando a operar com estoque insuficiente para a média de vendas mensais. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), esse quadro deve mudar apenas em dezembro deste ano, sendo substituído pela venda de carros usados durante o período.

Segundo a pesquisa realizada pela ANFAVEA, as intenções de compras de carros usados continuam significativas, com 80% de pessoas que optam por adquirir seminovos durante o primeiro semestre do ano, contra 12% que preferem esperar para adquirir um modelo novo. Neste cenário, é provável que o crescimento nas vendas de carros usados siga constante, aumentando também as vendas de peças de reposição.

A COPBOR é uma distribuidora de autopeças que trabalha com as melhores marcas do mercado, oferecendo garantia de segurança e qualidade aos consumidores. Conheça nosso catálogo de produtos de alta tecnologia e performance.