Blog

Carros automatizados geram oportunidade para oficinas mecânicas

Com o avanço da tecnologia, o setor automobilístico também começa a sentir pequenas mudanças. Hoje, as velhas oficinas mecânicas (lugares sujos de graxa e sem muito cuidado) vão dando lugares a ambientes mais modernos e convidativos. 

Antes era muito comum não ver relação alguma entre uma oficina mecânica e tecnologia. Mas os anos provaram que elas podem, e devem, andar juntas e serem grandes aliadas para conquistar uma nova demanda de clientes – cada vez mais exigentes e com carros que também necessitam preparo técnico e especializado do mecânico.

 

Modernização das Oficinas Mecânicas

As oficinas vêm cada vez mais se profissionalizando e buscando melhorias em atendimento e gestão. Mas não para por aí, novos equipamentos também surgiram para facilitar a vida do mecânico. Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia não veio para tomar o lugar de ninguém e sim para auxiliar e melhorar processos, trazendo mais rapidez e agilidade na execução de serviços. Principalmente, no que diz respeito a carros automatizados.

Já conhece os novos equipamentos que estão invadindo as oficinas? Dê uma olhadinha na seleção que fizemos abaixo:

Scanners – usados para injeção eletrônica

Este aparelho recebe e impulsiona parâmetros operacionais de injeção eletrônica do veículo, com a função de detectar falhas no sistema.

Videoscópio Detecta falhas do motor sem que seja necessário desmontá-lo

Osciloscópio Realiza diagnósticos dos componentes do sistema elétrico

Manômetro Verifica falhas em sistemas que funcionam com pressão de fluídos. Ex. Freios, Arrefecimento do motor e outros.

Carros automatizados estão ganhando cada dia mais espaço, por isso equipamentos como estes são tão importantes e fazem a oficina ganhar notoriedade. Diagnósticos não precisam mais ser feitos a olho nú. Estas ferramentas ajudam a ganhar tempo e ser mais assertivo em reparos, deixando os clientes mais satisfeitos. Além disso, há cursos especializados em novas tecnologias também – que auxiliam o profissional a operar novos equipamentos e estar atualizado.  

Muita gente ainda confunde carros automatizados e automáticos E você sabe a diferença?

Veja na tabela abaixo:

Como vimos no infográfico acima, carros automáticos apresentam manutenção com valor mais elevado porém com menor chances do problema voltar acontecer. E em contraponto os carros automatizados, apesar de possuírem uma manutenção mais barata, apresentam falha no câmbio mais frequentemente. 

Ambos os casos resultam em oportunidades para mecânicas que estejam preparadas para atender esses novos clientes.E você, está preparado para esta nova demanda? O que tem feito para modernizar sua oficina mecânica? Deixamos abaixo dois cursos do Senai bem interessantes para quem quer se especializar!

 

TECNOLOGIA EM SISTEMAS AUTOMOTIVOS

Duração: 3 anos

https://faculdades.sp.senai.br/tecnologia-em-sistemas-automotivos

 

MECÂNICO DE TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

Duração: 120 horas

https://automobilistica.sp.senai.br/curso/65465/113/mecanico-de-transmissao-automatica