Blog

BYD CHEGA AO BRASIL: O QUE ISSO SIGNIFICA PARA O MERCADO NACIONAL

A montadora chinesa BYD oficialmente chegou ao Brasil com sua venda de carros de passeio, focando principalmente em veículos elétricos a preços competitivos e já vem dominando o mercado, com seus veículos ocupando boa parte das primeiras posições das listas de mais vendidos em elétricos no Brasil, superando gigantes do mercado nacional a muito tempo já estabelecidas para o público brasileiro. A BYD chegou no mercado nacional oficialmente em 2015 como uma montadora de ônibus elétricos, prestando serviços principalmente para órgãos do governo, só cinco anos depois, em 2022 que ela passou a vender carros de passeio no Brasil, porém ainda sem uma fábrica própria para isso, no entanto, com o fechamento da fábrica da Ford na Bahia, os primeiros veículos elétricos da empresa começaram a ser produzidos no Brasil em 2023.

E eles estão investindo muito para conquistar o seu espaço, é estimado que exista um gasto estimado de mais de R$3 bilhões somente na sua fábrica em Camaçari, além de uma contratação de aproximadamente 5 mil trabalhadores, a BYD está entrando com tudo no mercado nacional. Além disso, a produção é totalmente brasileira, isso mesmo, diferente de outras fabricantes como a Volvo e a BMW, a montadora chinesa possui uma fábrica de baterias em Manaus.

A sua localização no outro lado do mundo não irá impactar em nada a cadeia de produção logística para os veículos elétricos, com uma estimativa de produção de mais de 150 mil unidades no ano, podendo dobrar esse valor ao longo do tempo, a BYD irá focar em fornecedores do mercado nacional e em capacitar trabalhadores locais.

Quem sentiu bastante a chegada da BYD no mercado nacional foram as concorrentes, inclusive a também chinesa JAC Motors – que já é bem estabelecida no mercado brasileiro. O Caoa Cherry iCar e o JAC E-JS1 sofreram uma rápida diminuição de preços por conta da estreante do mercado, que com o seu BYD Dolphin conseguiu ofertar o veículo elétrico mais barato do Brasil.

Com ofertas de compactos, como o Dolphin, sedãs como o Seal e até mesmo SUVs como o Yuan Plus, a BYD tem tudo para agradar o gosto do brasileiro com seu design moderno e preços mais acessíveis do que os concorrentes, resta é saber como o mercado nacional irá se adaptar a chegada de uma nova montadora.