Blog

CARROS HÍBRIDOS VÃO DOMINAR O SETOR AUTOMOTIVO?

Carros elétricos já são realidade no Brasil a mais de 10 anos, com os primeiros modelos chegando no país no começo de 2012, porém, será que eles tem o que é possível para dominar o setor automotivo? Enquanto é muito difícil responder essa pergunta com plena convicção, o número de carros elétricos no Brasil aumentou e muito nos últimos anos com quase 5 mil unidades vendidas de modelos elétricos/híbridos apenas em Janeiro de 2023, no entanto, levantamentos apontam que 130 mil carros foram vendidos no mesmo mês, ou seja, menos de 4% dos modelos totais foram de veículos elétricos/híbridos.

A ausência da principal montadora de veículos elétricos do mundo no Brasil também não ajuda na popularização desses automóveis, estamos falando no caso da Tesla, montadora norte-americana que conta com a maior rede de recarga de carros elétricos do mundo, porém que não comercializa carros no Brasil, com os únicos veículos da marca no país sendo frutos de importações. As montadoras mais fortes do segmento em território nacional são as asiáticas, como a Toyota e a Chery, sendo elas as principais responsáveis pelo aumento no número de carros elétricos no Brasil nos últimos anos.

Outro ponto importante é que grande parte do número de carros elétricos no Brasil é que eles não são 100% elétricos, e sim híbridos, e muitas vezes os híbridos não possuem uma forma de carregamento externa. A principal variante no país é a dos carros HEV, que carrega automaticamente a bateria por meio da combustão do carro e em momentos de parada, como freadas e descidas, eles não possuem nenhum tipo de cabo para recarga e representam 62% do segmento. Veículos híbridos que podem ser recarregados por forças externas representam 21% do segmento, e por fim, veículos puramente elétricos representam cerca de 17% do segmento.

O alto valor para carros 0km nesse segmento também se tornaram um empecilho na hora de expandir o mercado para setores mais populares e aumentar o número de carros híbridos no Brasil. O veículo híbrido mais vendido do ano de 2022 foi o Corolla Cross, que conta com versões a partir de R$158 mil, ou mais de 10 anos do salário mínimo atual. Já o veículo elétrico mais vendido do país foi o Volvo XC40, que chega a custar mais que o dobro do preço do Corolla Cross, com versões a partir de R$329 mil.

Enquanto a frota de veículos elétrica/híbrida está aumentando em questões empresariais, como carros de entrega e motos, ela ainda está muito longe de ter um impacto e dominar o mercado brasileiro para carros de uso próprio.