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Coxim hidráulico ou comum? Tudo o que você precisa saber sobre a peça que mantém o motor no lugar

Os carros são feitos de várias peças e algumas pequenas possuem funções bastante importantes. Uma dessas é o coxim, que é o elemento que faz a ligação entre o motor e a carroceria. O motor não é preso diretamente ao monobloco pois ele produz vibrações em decorrência do movimento de suas partes móveis.

Só o motor é preso por três coxins, mas outros componentes como o câmbio também usam esse tipo de peça para serem afixados. Esses componentes são feitos de liga metálica e borracha, sofrendo desgaste natural com o uso do carro.

Nos motores de três cilindros, que são naturalmente mais vibradores por serem desbalanceados, os coxins costumam ser mais robustos. O Chevrolet Onix, por exemplo, utiliza coxins hidráulicos. A Volkswagen utiliza coxins comuns em seu 1.0 pois o motor traz polias triovais que suavizam o funcionamento do motor.

O que é o coxim hidráulico

O coxim hidráulico possui capacidade maior de absorver as vibrações, porém é mais caro. Por isso é mais usado por carros de segmentos superiores, salvo algumas exceções como os Chevrolet Onix e Tracker.

Ele utiliza mais peças e no seu interior vai um fluido hidráulico. Em carros que usam esse tipo de coxim, não é possível trocar por um tradicional que utiliza borracha.

Quando trocar o coxim?

Assim como os amortecedores, o coxim é uma peça cujo desgaste depende muito de como o carro foi usado e como o motorista dirige. A peça também sofre desgaste natural com o tempo, pois a borracha se degrada e perde a capacidade de absorver as vibrações.

Quando o coxim está ruim as vibrações do motor transmitidas para o resto do carro aumentam. Além disso, a peça começa a fazer barulho. Em casos extremos pode até ocorrer a quebra da junta homocinética. Quando o câmbio está ruim, o engate das marchas pode ficar mais difícil.

O ideal é fazer uma verificação periódica na peça durante as revisões e fazer a troca quando tiver certeza que existem problemas. A troca possui mão de obra cara pois é preciso soltar o motor do carro.

Coxim do amortecedor

No topo da torre da suspensão está um coxim que faz a ligação entre o amortecedor e a estrutura do carro. Assim como o do motor, esse também é feito de metal e borracha. Sua função é de ajudar no conforto e absorção de impactos da suspensão, além de fixar o amortecedor no lugar.

Quando o coxim do amortecedor está quebrado, os ruídos vindos da suspensão aumentam, o que significa desgaste nos pneus. Além disso, o motorista pode sentir vibrações no volante. Insistir em rodar com essa peça danificada pode acarretar problemas em outros componentes da suspensão e colocar sua vida em perigo.

Para evitar o desgaste prematuro dos coxins dos amortecedores é preciso dirigir com suavidade e cuidado: evitar arrancadas e frenagens bruscas; e evitar passar em buracos e quebra-molas em alta velocidade.