Blog

ESCOLHA O MELHOR TIPO DE PNEU PARA O SEU CARRO

Recentemente a Michelin e General Motors anunciaram um novo tipo de pneu sem ar e que não fura, esse modelo revolucionário vai começar a ser comercializado em 2024 mas as expectativas já são bem altas, e com esse anúncio surgiu em muitas pessoas a dúvida de qual identificar o tipo ideal de pneu para o seu carro, por causa disso, resolvemos separar aqui algumas dicas sobre como escolher o pneu para o seu carro e qual seria o tipo ideal para cada função.

 

No manual do seu carro você encontrará todas as informações necessárias sobre o tamanho do pneu, como deve ser feita a calibragem e o diâmetro necessário, essas informações são muito importantes de serem lembradas na hora de fazer de escolher o melhor pneu para o seu carro. Existem quatro principais tipos de pneu e cada um atende melhor uma função, é muito importante identificar qual dessas funções mais condiz com a sua realidade.

 

Abaixo separamos os cinco principais tipos de pneus usados pelos carros, lembrando que é muito recomendado usar o mesmo tipo em todas as quatro rodas, e tentar manter modelos iguais no mesmo eixo, e se possível em todas as rodas.

 

Pneu on-road: Esse tipo de pneu é o ideal para quem anda nas cidades, aumentando a aderência do carro e a área de contato no asfalto. São os pneus mais comuns e o tipo que a maioria dos carros costuma sair de fábrica usando.

 

Pneu off-road: Com sulcos mais largos que os convencionais, ele possui uma resistência maior que os demais e não se deforma tão fácil, sua frenagem e estabilidade também são aumentados para poder resistir a terrenos irregulares. São ideias para quem anda por estradas de terras, porém precisam ser calibrados com frequência.

 

Pneu misto: O pneu mais comum nas SUVs, ele é pensado para quem planeja andar nos dois tipos de terreno com frequência, porém ele possui o negativo de consumir mais combustível que os demais por realizar duas funções e ser mais caro que os especializados.

 

Pneu radiais: Indicados principalmente para carros esportivos, eles são pensados para quem curte altas velocidades e possuem melhor desempenho que os demais em curvas, além de uma boa frenagem.

 

Pneu verdes (ou ecológicos): Vem aparecendo recentemente no mercado, eles são fabricados pensando mais no meio ambiente, utilizando-se de um composto especial que reduz o atrito do pneu com o asfalto e ajuda a economizar combustível, por causa de suas ranhuras retas, ele também se destaca em pistas molhadas, porém nem tudo são flores, ele se desgasta mais rápido que os tradicionais e possuem pior desempenho em terrenos não asfaltados.

 

ESCOLHI O PNEU E AGORA?

Agora você escolheu o melhor pneu para o seu carro com base nas suas necessidades, porém os seus cuidados não param por aí, é importante sempre fazer a manutenção preventiva e ter a certeza que todo o seu carro está em dia, com detalhe especial para peças como amortecedores, suspensões e o motor, buscando sempre produtos de qualidade e garantia para proteger à você e seu automóvel.