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Como o Instagram ajuda sua autopeças a vender mais?

 

O Instagram é a rede social mais utilizada pelo público jovem brasileiro atualmente, com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês no mundo inteiro, portanto, não há qualquer motivo para sua autopeças não usarem este meio para se promover, compartilhar as novidades e alcançar novos clientes. Mas, é claro, as estratégias vão bem além de criar uma conta e postar esporadicamente.

 

Vantagens do Instagram para autopeças

 

As redes sociais funcionam como uma vitrine do seu negócio, sendo assim, a maneira como as informações são expostas faz toda a diferença. Uma autopeça que parece incapaz de atrair a atenção e engajar seu público-alvo está claramente fazendo alguma coisa errada na hora de promover seus produtos e serviços no Instagram. Veja como corrigir:

 

Use o perfil comercial

 

Caso você tenha criado uma conta pessoal para sua autopeças no Instagram, já passou da hora de mudar para a conta comercial, pois este formato permite expor informações de contato para todos os visitantes, analisar os resultados das suas estratégias e até linkar produtos da sua loja virtual, para levar o cliente diretamente ao produto de interesse.

 

Capriche nas fotos

 

O Instagram é uma rede 100% visual, portanto, uma foto mal feita fará com que o usuário continue rolando o feed ou até perca o interesse em seguir a conta. Seja na hora de tirar uma foto da loja de autopeças e dos produtos, ou pegar fotos em bancos de imagens para ilustrar alguma informação, a qualidade é fundamental.

 

As dicas para não errar na escolha das fotos para o Instagram da autopeças são bem básicas: nitidez, ou seja, não usar fotos tremidas ou borradas; iluminação clara (de preferência natural); sentido da publicação daquela imagem no perfil; e dimensões compatíveis com os formatos da rede social. 

 

Aproveite todos os formatos

 

Um grande erro das contas empresariais é postar apenas no feed e esquecer que o Instagram conta com diversos outros formatos. Para uma autopeças, os stories ajudam a realizar pesquisas de satisfação com os clientes. Você pode fazer perguntas, informar sobre promoções e novidades, ensinar a utilizar corretamente os produtos, compartilhar feedbacks dos clientes, entre muitas outras opções.

 

Focando na parte de vídeos, é possível utilizar o IGTV para compartilhar novidades sobre o mercado automotivo em geral, unboxings e tutoriais de produtos, ou realizar lives com os seguidores e salvá-las no IGTV, para que pessoas que não tiveram oportunidade de participar possam assistir posteriormente. Para vídeos curtos e mais dinâmicos, é possível utilizar os reels, formato que veio para competir com o Tik Tok.

 

Diversifique seu conteúdo

 

Um perfil do Instagram que contém apenas fotos de produtos é totalmente desinteressante, mesmo para quem se interessa pelo que está sendo vendido. As autopeças podem aproveitar todo potencial da rede social, mesclando as estratégias de vendas com informações e novidades sobre o mercado automotivo, atualizando os seguidores ao mesmo tempo que se consolida como uma autoridade no assunto.

 

Explique seus produtos e serviços

 

Se o Instagram é uma vitrine do seu negócio e as pessoas ainda não entenderam quais são os serviços prestados e os produtos vendidos, é porque alguma coisa está errada. Utilize a bio para explicar em poucas palavras como a autopeças funciona e utilize as legendas das fotos de produtos para informar os seguidores e possíveis clientes sobre as especificações e vantagens dos produtos e serviços.

 

Use as hashtags sabiamente

 

Quando alguém que está interessado pelo seu conteúdo e faz uma busca no Instagram, todas as imagens que utilizam a hashtag compatível com a pesquisa aparecem, portanto, estude muito bem quais são as hashtags que combinam com seu conteúdo e tem um volume de pesquisa suficiente para aproximar sua autopeças dos clientes em potencial. Porém, limite-se ao máximo de 15 hashtags por post e jamais fuja do tema.

 

Converse diretamente com o cliente

 

Existe mais de uma forma de conversar com o cliente no Instagram: responder aos comentários e às mensagens privadas enviadas pelo direct é uma delas, porém, saber exatamente a quem você está dirigindo ao criar chamadas e legendas, utilizando uma linguagem compatível com a do público-alvo, é essencial para estreitar os laços e aumentar o engajamento do autopeças no Instagram.

 

Analise seus resultados

 

A conta comercial de Instagram permite analisar as principais métricas da rede social, como interações com os posts, número de seguidores, tempo de permanência nos stories, número de curtidas, gráficos comparativos por período, resultados de impulsionamentos de posts, entre outros. Aproveite essa facilidade para continuar as ações que deram resultados e pausar ações que não foram totalmente satisfatórias.