Blog

O que significam as luzes no painel do carro?

Você sabia que seu automóvel se comunica com você o tempo todo? Conhecer os significados das luzes do painel do carro é imprescindível para detectar os problemas relacionados a falhas de equipamentos e necessidades de reposição imediatamente, especialmente quando não há tempo de correr atrás de um mecânico.

Confira quais as funções de cada ícone presente no painel do carro e garanta uma maior durabilidade das peças e a segurança dos passageiros.

 

Significado das cores das luzes do painel do carro

Um dos pontos-chave para entender as luzes do painel do carro é saber o significado das cores. Quando a chave de ignição é ligada, todas as luzes devem acender automaticamente, caso isso não ocorra, é o primeiro sinal de que existe um problema no veículo.

  1. Quando o símbolo está na cor vermelha, indica que o problema é grave e deve ser resolvido urgentemente. Elas aparecem apenas em uma situação de extrema emergência, deixando claro que não é seguro continuar dirigindo.
  2. A cor amarela, que pode aparecer mais alaranjada em alguns modelos, serve para atrair a atenção do condutor para problemas que devem ser resolvidos o quanto antes. Embora não indique situações que impeçam a condução do veículo naquele momento, indica que o problema pode se agravar com o tempo.
  3. Luzes brancas, verdes ou azuis apenas indicam que algum equipamento ou acessório do veículo foi acionado, portanto, permanecem ligadas por todo tempo de funcionamento e ficam inativas quando o equipamento não está em uso.

 

Significado das principais luzes do painel do carro

Aqui vamos listar os principais ícones do painel do carro, aqueles que mais exigem atenção constante do condutor. Para conferir o significado de todas as luzes do painel, baixe o infográfico clicando na imagem abaixo e mantenha essa colinha sempre por perto quando estiver dirigindo.

A importância da manutenção preventiva do carro

Para evitar que qualquer pequeno problema veicular se agrave com o tempo e que ocorra alguma pane inesperada, é recomendado que a manutenção preventiva seja realizada a cada 6 meses ou a cada 10km rodados, sendo que não deve passar de um ano entre elas.

Precisa substituir algum equipamento? Então visite nossa loja, onde você encontra as melhores marcas de auto peças existentes no mercado!