Blog

Até quando vamos conseguir superar a escassez de produtos da China no automobilismo?

É grande o impacto da pandemia do Novo Coronavírus no segmento

A indústria automobilística já sente o impacto da pandemia do Novo Coronavírus, já que as paralisações das fábricas na China ameaçam uma fonte vital de autopeças desde 2020. Por conta da escassez de produtos, a Hyundai Motor, da Coreia do Sul, por exemplo, suspendeu as operações em suas três montadoras domésticas no ano passado e o impacto é notado até hoje.

A Volkswagen, maior montadora estrangeira chinesa, afirmou em dezembro de 2020 que a produção automotiva na China até poderia a ser interrompida após a pandemia de Covid-19 afetar o fornecimento global de chips para alguns componentes eletrônicos. Ou seja, a alta demanda por notebooks e smartphones atingiu grandemente a produção de automóveis (mesmo que não intencionalmente) e, consequentemente, de peças automotivas ao redor do mundo.

Pensando nos impactos de tudo isso no Brasil, é importante dizer que as más notícias para o setor automotivo não acabaram com a saída da Ford do nosso país. Além da alta carga tributária por aqui (um dos motivos da marca pioneira americana a encerrar a produção brasileira) a falta de insumos oloca dificuldades para a fabricação de veículos nas montadoras. Essa crise que ocorre em nível global.

Sem a pandemia, anteriormente, a escassez de peças seria resultado de uma procura maior por automóveis, mas a causa desse fenômeno atual que acontece hoje não tem esse motivo. Em 2021, a Honda já confirmou a suspensão temporária da fabricação do modelo Civic na fábrica de Sumaré (SP), por “problemas na cadeia global de suprimentos”.

Dessa forma, é impossível prever o que vai ocorrer com a falta de peças vindas da Ásia, mas uma coisa é certa: a pandemia prejudicou diversos setores e o automotivo foi um deles. Enquanto o futuro é uma incógnita, nos resta focar na realidade. Uma nova lei de trânsito, por exemplo, já tem data certa para começar no país.

Outro ponto que já é uma certeza por aqui: a manutenção preventiva dos automóveis precisa ser feita para que não haja danos durante o uso (tendo em vista que pode ser cada vez mais difícil achar uma peça específica de forma rápida por motivos citados acima). Então, atente-se às novidades sem esquecer do que já é fato e cuide do seu carro.