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Salão do Automóvel é cancelado após 14 desistências

Detalhes do novo evento ainda estão sendo negociados mas para 2021 pode não ser realizado em São Paulo.

 

A  60ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo acaba de ser cancelado. O adiamento para 2021 foi confirmado pela  Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores) e a Reed Exhibition, organizadora do evento, nesta sexta-feira (6).

De acordo com a organização os investimentos no evento chegam a R$ 300 milhões. Já por marca, estes custos podem variar de R$5 a R$ 20 milhões.

Por este motivo e por ter pouco retorno financeiro, parte das grandes montadoras preferiram investir em outro tipo de divulgação de marca. Ao invés de gastar milhões no Salão do Automóvel e dividir os holofotes, focaram em eventos menores e proprietários, voltado ao público final. 

A Edição de 2020 não contaria com Chevrolet, Toyota, BMW, Peugeot, Citroën, BMW, Volvo, Jaguar, Land Rover, Mini, Lexus, Jac Motors, Hyundai, Mitsubishi e Suzuki.

E as únicas confirmadas até então eram Volkswagen, Fiat, Ford, Renault, Nissan, Jeep, Ram, Dodge e Troller.

Com essa grande mudanças, em 2021 o Salão do Automóvel tem um grande desafio pela frente. Como continuar atraindo milhares de visitantes (na edição passada foram 700 mil)? 

 

Salão vende carro?

Conhecido como Feirões esse modelo parece ser mais lucrativo para as montadoras. Por isso, o Salão do automóvel pode continuará apostando em test drives em 2021. No ano passado foram 45 mil testes realizados. 

“Salão pode vender carro”, disse Leandro Lara, diretor de do portfólio de mobilidade da Reed, organizadora do evento.

Mas ao contrário do que dito por Lara, a legislação brasileira não permite que existam vendas em eventos desse tipo. O que torna o salão apenas uma grande vitrine. Acontece que, com a presença digitais das marcas nas redes sociais, essa vitrine já é feita e de maneira muito mais interativa e barata.

Essa é uma grande prova de que o mercado é vivo e em constante evolução. Se grandes eventos como este sofrem impactos de novas formas de consumo imagina pequenos negócios. A queda do Salão do Automóvel nos mostra que se reinventar é necessário e que velhos modelos de sucesso não se sustentam sozinho. É preciso inovar e estar atento aos clientes. O que é importante para quem compra comigo? No que essas pessoas veem  valor?

O salão do automóvel, apesar de gigantesco, e de grande prestígio nacional, perdeu um pouco do sentido e valor para marcas que investem muito e veem pouco retorno em comparação com todo esforço investido.  Quais estratégias serão adotadas, então, para mudar esse cenário?

Vamos acompanhar. 

  Enquanto isso, não tenha medo de estar a frente e se antecipar a possíveis crises. Só assim para manter ao máximo o sucesso de um negócio!