Blog

Verão: Quais cuidados você precisa ter com o seu carro nessa época do ano! 

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, seu carro pede cuidado redobrado em alguns quesitos. Saiba quais componentes necessitam de dedicação especial nessa época do ano!

 

O calor pode atingir a parte mecânica do carro afetando alguns sistemas do veículo chegando a comprometê-los severamente. Veja abaixo quai cuidados tomar e quais partes do seu veículo estão mais expostas a altas temperaturas:

 

Sistema de arrefecimento do motor

 

O Sistema de arrefecimento do motor, tem seu funcionamento comprometido com altas temperaturas externas. Para evitar problemas em seu desempenho, é necessário checar sempre a bomba d’água, mangueiras, válvula termostática e radiador, que não pode estar sujo tampouco amassado. Do contrário dificulta a passagem do ar e o resfriamento da água.

 

Aditivo

Muita gente pensa que colocar aditivo juntamente com água do motor é uma besteira e não tem nenhuma função. Mas ao contrário, esses líquidos tem funções importantes para o funcionamento do carro, como por exemplo evitar corrosão do sistema, impedir que sujeiras se acumulem e também aumentam o ponto de ebulição da água.

Motor

Já o motor, quanto mais desgastado, mais chances de superaquecer. Alguns “sintomas” de que o carro já não está operando como deveria, é a pouca potência ou queima excessiva de óleo. Ao trafegar com o veículo em condições similares a essa, principalmente com exposição ao sol e altas temperaturas, aumenta o risco de pane. Por isso, mantenha seu carro sempre revisado, com manutenções em dia.

Ar Condicionado

O Ar Condicionad refresca por dentro, mas por conta do alto gasto de energia pode puxar muita carga da bateria causando superaquecimento do carro. Por isso verifique sempre se a bateria o alternador estão em bom estado. É importante também checar o filtro e o gás do ar condicionado para que o sistema funcione de maneira adequada.

Cor do carro

Parece que não, mas as cores mais escuras atraem mais raios solares que acabam irradiando para o seu interior, deixando-o muito mais quente. A diferença de aquecimento entre carros claros e escuros em exposição ao sol pode chegar a 10 graus.

Chuvas

Junto com as altas temperaturas, chegam as fortes chuvas de verão e com elas, alguns outros problemas. Tome cuidado com alagamentos, se o nível da água estiver mais alto que a metade da roda. Caso decida prosseguir viagem em lugares alagados, mantenha o motor trabalhando entre 2.800 e 3.000 rpm para evitar entrada de água no escapamento. Nos casos em que o carro for automático, use a marcha reduzida. Não tire o pé do acelerador e nem use o freio. 

 

Aquaplanagem

A aquaplanagem é outro risco nos dias de chuva. Para evitar que isso aconteça, diminua a velocidade, não ultrapassando 60km / h. Caso sinta que seu carro está derrapando no chão molhado, não freie e nem faça movimentos bruscos na direção.Mova levemente o volante até que os pneus voltem a aderir o asfalto. 

Baterias

Baterias sofrem mais danos no verão. Isso acontece porque o funcionamento e durabilidade das baterias sofrem influência do calor. Reações químicas causadas pela alta temperatura causam danos ao sistema elétrico do carro.

Uma das consequências do calor é causar sobrecargas ou até mesmo o descarregamento muito mais rápido do que o habitual. O calor também acelera a evaporação da água do eletrólito (componente da bateria). Tudo isso pode causar a autodescarga e corrosão dos componentes da bateria e em casos mais severos,  gerar explosões por conta dos gases da corrosão e evaporação.

Cheque sempre se a bateria está bem instaladas, com conectores sem corrosão nos polos e não deixe de usar a capa protetora.

 

Pronto!

Agora você está pronto para enfrentar o verão com segurança! Não deixe de fazer a revisão periódica do seu veículo, principalmente antes de pegar a estrada.

Gostou das dicas? Compartilhe com um amigo!