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Precisamos falar sobre quebras ocasionadas por mau uso

Há uma gritante diferença entre programar reparos, as revisões periódicas, e a manutenção ocasionada por um estilo de dirigir ERRADO. Manutenções programadas são sempre mais baratas que as manutenções corretivas. Mas você sabia que pode evitar danos e quebras que geram prejuízo apenas mudando seu estilo de dirigir?

Nós listamos os principais MAUS HÁBITOS dos motoristas, usando o feedback dos nossos clientes mecânicos, que mais causam danos à sistemas.

Vamos lá?

Pezinhos na embreagem

Não é mito que dirigir com o pé no pedal da embreagem prejudica o carro, tal (mau) hábito, diminui a vida útil das peças de embreagem.

Imagine você na rua, de noite, sem conseguir engatar as marchas? Tudo por conta de MAU USO!

Dirigir com o pé na embreagem pode  te deixar na mão sim, e o que é pior, de surpresa. Isso causa superaquecimento no sistema, o que acarreta a quebra.

Em geral, o condutor notará a perda da embreagem com o carro parado.
Outros indícios de desgaste da embreagem:
Pedal pesado;
Dificuldade para engatar as marchas.
E foi-se a embreagem…

Quando se perde a embreagem do carro, e a solução é troca-la inteira. As montadoras recomendam substituir o kit formado por platô, disco e rolamento, e não somente trocar peças separadamente.

E as mãozinhas na alavanca de câmbio?

Tirem as mãos daí! As duas mãos devem estar no volante.

Uma: para ter melhor controle do carro, e outra: mãos na alavanca de câmbio causam danos ao sistema.

Qualquer tipo de força no câmbio sem concluir a troca de marcha pode causar danos à caixa, pois cria um atrito interno. A mão sobre a alavanca pressiona o conjunto responsável pelo engate das marchas, como se ficasse em uma posição de pré-acionamento o que provoca o desgaste prematuro e abrevia a vida útil de componentes da caixa de câmbio.

Com o tempo aparecem os defeitos. Uma dica é: ao comprar um veículo usado ou seminovo, fique atento e realize uma inspeção na caixa de câmbio.

E os buracos?

O sistema de suspensão é composto principalmente pelos amortecedores e molas, mas também por outros componentes, como braços, barra estabilizadora, pivôs, bandejas, buchas e bielas. Ele é o que mais sofre com a buraqueira, e se danificados esses componentes até a segurança do veículo pode ficar comprometida.

Os pneus e as rodas também sofrem com os BURACOS, eles podem ganhar ‘bolhas’, podem se romper as mantas internas de aço do pneu o que pode provocar acidentes também. As rodas podem ser danificadas, dificultando o controle do veículo.

Portanto…

Nunca freie bruscamente diante de um buraco! Desengate a marcha ou ao menos pise na embreagem ao atravessá-lo, com isso, você evita danos no câmbio.

Verifique o alinhamento sempre que “pegar” um buraco.

E na subida? Pode fazer a dobradinha embreagem + acelerador?

Não, esse hábito também desgasta o conjunto de embreagem. O ideal é usar o freio de mão.

Rodar com o tanque de combustível na reserva

O combustível que fica no fundo do tanque acumula impurezas, que podem ser puxadas pela bomba de combustível e entupir os componentes do conjunto. Esse hábito pode provocar o entupimento dos bicos de injeção ou a sobrecarga prematura do filtro de combustível.

Ahhh, ahhh, ahhh, vou correndo ao encontro dela…Coração ta disparado, mas eu ando com cuidado, NÃO ME ARRISCO NA BANGUELA

Descer ladeira abaixo em ponto morto. Isso força o sistema de freios! Marcha SEMPRE engatada, apenas tirando o pé do acelerador.

E dizemos mais meu caro amigo: É MITO que a banguela economiza combustível…o motor continua usando combustível, mesmo que pouco. No modo correto de descer ladeiras você economiza combustível, pois o sistema de injeção eletrônica vai cortar completamente o fornecimento de combustível assim que detectar que você tirou o pé do acelerador.

E então, você normalmente tem esses hábitos? Já teve que reparar seu carro por que dirigiu errado? Algum mecânico que realizou manutenção com você, te deu esse toque? Conte para nós. Deixe seu comentário.

E mude seu estilo de dirigir!