Blog

OS NEGÓCIOS DO FUTURO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

A indústria automotiva está em constante evolução, com necessidade constante de novas tecnologias e, por isso, cada vez mais novos negócios vem surgindo no segmento. Para poder inovar também é necessário o conhecimento das tendências do mercado, por isso, separamos alguns dos possíveis negócios do futuro na indústria automotiva. Partimos da base de tecnologias que já estão desenvolvidas, porém, ainda não presente em carros populares.

 

ESTAÇÕES DE CARREGAMENTO

Carros elétricos e híbridos já são uma realidade confirmada e, desde 2012, quando a Tesla (principal montadora de carros elétricos do mundo) lançou seu Sedan, o Model S. Com o lançamento, veio também o lançamento da rede de Superchargers, estações de carregamento espalhadas pelos Estados Unidos e agora presente em todos os continentes em que a empresa atua. No entanto, essas estações de carregamento são exclusivas para carros elétricos fabricados pela montadora de Elon Musk.

 

No Brasil, ainda não tivemos o boom de veículos elétricos como em outros lugares do mundo, com poucos modelos disponíveis no mercado (e grande parte ainda híbrido), com isso, as estações de carregamento ainda são poucas para nulas.

 

Esse vácuo no mercado pode ser explorado no futuro, com a substituição de postos de combustíveis convencionais por estações de carregamento, a um custo menor que o da gasolina por km rodado.

 

SOFTWARES AUTOMOTIVOS

Os sistemas de entretenimento automotivo estão se aperfeiçoando de fábrica. Serviços como o MyLink, da Chevrolet, deixaram de ser opcionais e se tornaram padrão para os novos veículos da montadora, assim como serviços parecidos para outras montadoras. Algo que já vem acontecendo em carros de luxo, principalmente elétricos, são atualizações veiculares. Isso mesmo, o futuro da indústria automotiva vem sendo ditado por atualizações de software nos carros, tornando eles mais potentes ou até mesmo mais eficientes com um simples download. 

 

E não é só isso, montadoras como a Tesla também oferecem para os seus usuários um sistema de entretenimento automotivo compatível com os principais streamings e até mesmo com algumas opções de jogos de vídeo-games, isso tudo, sem contar com o fato de que os carros são também autônomos, ou seja, capazes de fazerem trajetos sem a necessidade de uma pessoa ao volante.

 

SEGURO SOB MEDIDA

O mundo dos seguros também está mudando. As montadoras agora começam a oferecer o seu próprio seguro automotivo. Analisando os dados do comportamento de motoristas em múltiplas marcas, é possível oferecer apólices sob medida para cada caso, tornando a personalização mais intuitiva.