Blog

VOCÊ JÁ CONHECE SOBRE MECÂNICA PARA MULHERES?

Nos últimos anos temos ainda mais mulheres interessadas por carros e por mecânica em geral, porém, ainda existe um pouco de preconceito com a ideia de que a mulher também pode entender de carros, desde a motorista que leva seu carro para o concerto e não quer ser feita de besta, até a profissional que sofre preconceito por clientes por acharem que ela não sabe o que está fazendo, ou que não fará um serviço tão bem quanto um homem. Por causa disso, estamos vendo junto com a era digital uma crescente em cursos de mecânica para mulheres e em oficinas que só contam com profissionais do sexo feminino, com o objetivo de prestar um atendimento especializado que motoristas possam aproveitar sem medo. 

 

Empresas, como a seguradora Porto Seguro, vêm pensando cada vez mais nos seus clientes do sexo feminino, oferecendo oportunidades de fazer um curso de mecânica para mulheres com instrutoras também mulheres, ensinando sobre problemas comuns nos carros e sobre a manutenção preventiva. Existem também auto-escolas pensadas somente para mulheres, com o objetivo de prepará-las para a habilitação e uma direção consciente, e também para que elas possam aproveitar os momentos de aprendizado sem medo de serem julgadas pelo seu gênero, tudo isso para habilitar mulheres que tem medo de dirigir por algum tipo de insegurança ou falta de prática.

 

O meio de reparo automotivo também não ficou para trás, com cada vez mais oficinas pensadas especificamente em oferecer mecânica para mulheres, com um atendimento personalizado e sem julgamento para que ela não se sinta passada para trás em nenhum momento na manutenção do seu carro, tendo assim, uma boa experiência e diminuindo o medo de fazer a manutenção de seu carro.

 

E por último mas não menos importante, as redes sociais. A tecnologia está ajudando ainda mais as mulheres a perderem o medo de realizar a manutenção no carro, com influencers focadas especificamente em mecânica para mulheres com dicas rápidas sobre problemas comuns que você pode encontrar no seu carro, manutenções que você mesmo pode fazer sem a necessidade de ir em uma oficina e até mesmo dicas de como escolher algum tipo de peça e entender o que seu mecânico está falando. As influencers que focam nesse quesito de mecânica para mulheres são inúmeras e abrangem praticamente todas as redes sociais, permitindo assim, um fácil acesso ao seu conteúdo.

 

Graças a essas inúmeras pessoas dedicadas ao empoderamento da mulher no meio automotivo nos últimos anos, conseguimos ver cada vez mais mulheres focadas e mais seguras com a sua direção ou com problemas no carro, além, é claro, da diminuição do preconceito com a questão de mecânica para mulheres, permitindo que elas possam exercer essa profissão ou relacionados com uma quantidade menor de julgamentos somente pelo seu sexo.